segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PSDB faz campanha sórdida e de baixo nível até o final da disputa



Image

Com frequência ouve-se o ditado de que "quem sai aos seus, não degenera". Os tucanos são bem isso. Eles iniciam suas campanhas eleitorais com baixo nível, não conseguem ou não querem mudar o curso disso, e mantêm a baixaria até o final.

Como aconteceu, agora, com a campanha de José Serra (PSDB-DEM-PSD-PV-PTB-PDT) a prefeito de São Paulo no 1º e no 2º turnos. Até as horas finais da campanha, ainda apelavam, escoravam-se em sua estratégia de espalhar o medo, propalar boatos e fazer da mitomania uma verdadeira tática e política de campanha.

No último dia da campanha (ontem), então, recorreram a material apócrifo que apareceu e foi espalhado em muitos pontos de São Paulo. O PT fez muito bem em pedir à Polícia Federal (PF) que apure a origem e autoria dos panfletos com estas críticas a José Serra, que não costumam ser feitas e nem tem o tom das desfechadas pelos petistas contra adversários.

Fundamentadas razões para suspeitar que material é dos tucanos

O partido fez bem em solicitar a investigação da PF. Vamos aguardar os resultados. Eu, particularmente, tenho sérias suspeitas de que aquilo só pode ter sido produzido pela campanha do Serra.

Raciocinem comigo, vejam se não estou com a razão: seria muita e pura estupidez quem está com 60% de votos consolidados, como é o caso do candidato Fernando Haddad (PT e partidos aliados), contra 40% de José Serra, fazer campanha com esse caráter.

Quem não fez isso ao longo da campanha, ainda mais com uma vantagem consolidada de 20 pontos percentuais sobre o adversário, vocês acham que baixaria o nível da disputa? A campanha do Haddad e do PT em nenhum momento baixou o nível seja na propaganda no rádio e na TV, seja nos debates, seja no material gráfico (impresso).

Campanha inteira do PSDB foi marcada por baixaria e demagogia

Já a campanha de José Serra, durante toda a disputa só fez baixarias e demagogia. Inclusive apelando para a questão e o sentimento religioso, quando não para a pura homofobia. A campanha deles foi de tão baixo nível, e de tanta apelação, que bem devia ter sido denunciada à Justiça pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Aliás, tenho para mim que só não foi em decorrência da cumplicidade que existe hoje entre eles.

Vou dizer a vocês: aquela nota divulgada no início da tarde da 6ª feira (ontem) pela campanha de José Serra, em que eles chamam de "delinquente" o adversário Fernando Haddad, francamente... É coisa de quem faz campanha de baixo nível. E mais grave, pioram o tom, resvalam mais para a imundície e o esgoto a cada campanha.

Armam de tudo, os tucanos - como eu suspeito - acusam o PT de espalhar panfletos, cavaletes e faixas acusando José Serra de contribuir para extermínio de negros e pobres e depois ainda querem atribuir a autoria disso ao PT...

Fez bem, portanto, o comando da campanha do Haddad ao divulgar a nota em que afirma: "Chamar o adversário político de 'delinquente', como foi feito pela campanha do PSDB, é uma atitude que comprova o incorrigível baixo nível, o reiterado desrespeito e o crescente desespero do candidato José Serra."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...