quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Iara deve obter vaga na Câmara dos Deputados


Nesta quarta-feira (21), Iara Bernardi (PT) terá a certeza de que a vaga dela na Câmara dos Deputados em Brasília estará garantida. Nesse dia, o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) anunciará, oficialmente, os nomes dos futuros secretários da Saúde e Transportes. Eles serão, respectivamente, os deputados federais José de Filippi Júnior e Jilmar Tatto, ambos do PT. Com a saída deles de Brasília para São Paulo, abre-se a vaga para a deputada federal Iara Bernardi, que teve, nas eleições de 2010, um total de 73.517 votos (0,34% dos votos válidos). Assim que for oficializado o anúncio, Iara já se preparará para assumir o cargo eletivo no início de 2013, independentemente da decisão de José Genoino, de assumir ou não a vaga, até que saia o acórdão de sua sentença no caso do Mensalão.
Em entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul e à rádio Cruzeiro FM (92,3 MHz), Iara previa esse quadro político, tanto assim que afirmou que aproximaria o governo federal do município de Sorocaba, onde está a sua base eleitoral, estabelecendo dessa forma uma relação entre governos para garantir investimentos para Sorocaba e também para as cidades da região.
Ela saiu candidata pelo PT à Prefeitura de Sorocaba, mas foi derrotada no primeiro turno das eleições, em 7 de outubro, quando recebeu 34.288 votos (10,47%), ficando atrás de Raul Marcelo (Psol). Iara deu apoio no segundo turno ao candidato do PMDB, Renato Amary, que perdeu a eleição para o candidato eleito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). A deputada foi procurada na noite de ontem para comentar a respeito dos preparativos para a posse em 2013, mas o celular só registrou caixa postal.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Em nota, PT presta solidariedade aos Kaiowá


O Partido dos Trabalhadores divulgou, nesta terça-feira (31/10), nota de solidariedade ao povo Guarani-Kaiowá, que luta pela retomada de suas terras e cobrou o cumprimento dos prazos acordados entre o governo e as etnias para a concretização dos processos de regularização fundiária das áreas tradicionais.
O partido lembra que desde 2008, em atendimento à reivindicação dos povos indígenas, seis Grupos de Trabalho (GTs) foram instituídos pelo governo federal, ainda sob a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, para a identificação e delimitação de terras Guarani-Kaiowá no Cone Sul de Mato Grosso do Sul.
“A luta dos povos Guarani e Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, pela ocupação de suas terras tradicionais, é uma determinação legítima, que resiste a todo o tipo de violência, como assassinatos, suicídios, torturas, trabalho escravo e desnutrição.”, afirma a nota, assinada pelo presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão e pelo secretário nacional de Movimentos Populares, Renato Simões.
Veja a íntegra da nota:
Nota do Partido dos Trabalhadores sobre a resistência do Povo Kaiowá de Mato Grosso do Sul
O Partido dos Trabalhadores apoia a determinação dos indígenas Kaiowá, de resistir à tentativa de retirada de sua terra tradicional Pyelito Kue, em processo de regularização fundiária pelo Governo Federal.
A luta dos povos Guarani e Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, pela ocupação de suas terras tradicionais, é uma determinação legítima, que resiste a todo o tipo de violência, como assassinatos, suicídios, torturas, trabalho escravo e desnutrição.
É justo que a população indígena das etnias Guarani e Kaiowá de 45 mil pessoas confinadas em pequenas áreas na região do Cone Sul do Estado de Mato Grosso do Sul  lute pela ocupação e pelo reconhecimento de seus territórios tradicionais.
Atendendo à reivindicação desses povos, o Governo Lula instituiu seis Grupos de Trabalho (GTs) em 2008, para a identificação e delimitação de terras guarani-kaiowá no Cone Sul de Mato Grosso do Sul.
O Aty Guasu (Grande Assembleia dos Povos Kaiowá e Guarani), realizado em julho deste ano, acordou com o Governo Federal novos prazos para entrega e aprovação dos estudos antropológicos de seus territórios.
O PT reafirma seu compromisso com a transformação das relações da sociedade e do Estado brasileiro com os povos indígenas, baseadas no respeito à sua autodeterminação e na demarcação de suas terras.
Neste sentido, o PT se solidariza com o povo Guarani-Kaiowá quanto à sua luta pela retomada de suas terras e a necessidade de se fazer cumprir os prazos acordados para o adequado encaminhamento do processo de regularização fundiária das suas terras tradicionais.
São Paulo, 30 de outubro de 2012
Rui Falcão
Presidente nacional do PT
Renato Simões
Secretário Nacional dos Movimentos Populares
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...