A partir deste semestre, PT irá realizar debates com diversas comunidades sobre as necessidades do Município de Alumínio com a proposta do "PT quer te ouvir" em nossa cidade.
A série que retrata as pretensões políticas dos partidos ao pleito 2012, entrevista essa semana o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Alumínio, o então presidente Aloir de Paula.
O representante do PT no município confirma que o partido trabalha com a possibilidade de uma candidatura própria. “Essa situação vai ser confirmada nas convenções de setembro de 2012 em que tudo se ratifica e se define. Mas também estamos disponíveis à conversa com os partidos que compõem a base aliada do governo Dilma. Contudo, caminhamos em uma construção forte e planejada com a possibilidade de uma candidatura própria. Inclusive, há uma decisão encaminhada do grupo , mas isso deve ser confirmado nas convenções do ano que vem”, declara.
Aloir afirma que o partido está atento a detalhes referente a articulações políticas que antes não eram observados. “Procuramos trabalhar o que antes não era planejado. Estamos com muitas decisões e programações esquematizadas. A partir deste semestre iremos começar a fazer visitas a bairros, localidades rurais do município, desejamos iniciar debates com as comunidades sobre as necessidades e expectativa dos moradores”, indica.
De acordo com Aloir de Paula, o PT está se movimentando a fim de angariar novas filiações. “Queremos novas pessoas que nos ajudem e que tenham interesse pelos ideais do nosso partido, filiados que venham a somar até para serem candidatos. Pretendemos contemplar todas as áreas do nosso município com representantes e possíveis candidatos ao Legislativo, para que possamos pela primeira vez em Alumínio concorrer bem, tanto na candidatura ao Executivo, como ao Legislativo”, apura.
Considerando a última campanha eleitoral Nacional, Aloir aponta a crescente aceitação do partido no município, principalmente na área rural. “Conseguindo mais votos que a segunda eleição do presidente Lula na nossa região, isso demonstra a confiança do povo no trabalho que vem sendo feito. O presidente Lula deixou o governo com mais de 80% de aprovação. Essa porcentagem é reflexo das conquistas sociais que o PT proporcionou à sociedade brasileira”, cita.
Aloir de Paula frisa que esse trabalho realizado pelo partido a nível federal influencia o cenário local e regional. “Isso já interferiu e irá ajudar muito, principalmente para que as pessoas vejam com bons olhos uma candidatura do PT. Temos projetos diferenciados para o Executivo de Alumínio, um dos principais se refere ao plano de governo de realizar em parceria com a comunidade o orçamento participativo da admi-nistração”, relata.
São mencionadas ainda pelo presidente do partido, obras que estão em andamento em Alumínio e que são provenientes de recursos federais de lideranças ligadas à sigla. Tudo isso confirma à população a intenção e a capacidade de investimento, como também de valorização de nosso município pelo PT”, informa.
Ele acredita que todos os partidos apreendem, e todas decisões devem ser tomadas com antecedência, planejamento para que não chegue na véspera e certos arranjos políticos cheguem na véspera e acabem descontentando os eleitores e cidadãos.
Aloir comenta sobre as migrações partidárias dos políticos. “Esse processo não é surpreendente, é extremamente natural, mas em contraposição verificamos no cenário político de Alumínio, que velhos grupos políticos permanecem. Há pessoas que migram de um partido para outro, mas a mentalidade política ainda continua, isso em relação às lideranças, não há renovação” opina
Sobre a história do PT em Alumínio, Aloir conta que as primeiras discussões acerca do partido em Alumínio remontam um pouco depois da fundação a nível nacional no ano de 1980. “O partido em Alumínio surgiu dos movimentos com os operários da CBA e organozações sociais na época e de pessoas ligadas aos sindicatos. Nosso filiado mais antigo data de 1980″, finaliza.
Texto e estruturação adaptada por Alberto Rossi dos Santos - Secretário da Microrregião de São Roque
Nenhum comentário:
Postar um comentário