terça-feira, 27 de setembro de 2011

No Brasil, otimismo, enquanto na Europa...


Publicado em 27-Set-2011


As famílias paulistanas estão otimistas. Condições favoráveis de emprego e renda e expectativas positivas para a economia no fim do ano estão na base desse sentimento. É o que se deduz do levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FECOMÉRCIO-SP) sobre a Intenção de Consumo das Famílias (ICF). O índice de propensão a compras – um dos fatores que denotam a confiança do brasileiro na economia - cresceu pelo 4º mês consecutivo.

O indicador registrou alta de 0,6% em setembro, em relação a agosto, chegou a 140,1 pontos em uma escala de 0 a 200 pontos e demonstra otimismo acima dos 100. De acordo com a FECOMÉRCIO-SP, 70% dos paulistanos estão satisfeitos com suas condições econômicas e outro indicador, que revela esta satisfação, está próximo do valor recorde de 141,6 pontos obtido em janeiro.

Resumo da ópera: no Brasil há otimismo e propensão ao consumo, enquanto no resto do mundo o que assistimos é pessimismo, fuga dos consumidores, pagando dívidas ou poupando. O mesmo se repete quanto à criação de empregos: Brasil ao lado da Alemanha e Indonésia se destacam pelo crescimento do emprego. Já, Argentina, Austrália e Rússia, não. Pior ainda é a situação na União Europeia , em particular na Espanha, onde o desemprego já atingiu 20% da força de trabalho.

Sinal dos tempos
A Europa precisa criar 20 milhões de empregos!, que perdeu desde 2008. Em comparação, por aqui criamos nos últimos 9 anos praticamente os mesmos 20 milhões de empregos! O resultado do desastre europeu na política é contraditório. Socialistas no poder perdem eleições em Portugal e na Espanha. Na Grã Bretanha, os trabalhistas já a haviam perdido. Na França, Dinamarca e Itália vencem os socialistas, os verdes e os progressistas. É uma indicação de que o cidadão está punindo os governos de plantão, que não souberam lidar com a crise - sejam eles de direita ou de esquerda. Um sinal dos tempos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...