A especulação, segundo o parlamentar petista, é a principal causadora de instabilidade financeira
A crise econômica ao redor do mundo é resultado da falta de regulamentação de todos os mercados, é o que afirma o deputado petista Cláudio Puty (PT-PA) sobre a medida provisória 539/2011. A MP autoriza o Conselho Monetário Nacional a criar mecanismos para regular a especulação no mercado com o fim de evitar a instabilidade econômica.
A especulação financeira, segundo Puty, é a principal causadora dessa instabilidade. A especulação é a previsão que os investidores fazem sobre determinada ação. Com o fim de obter lucros, o investidor aposta no que ele espera que a ação valha no futuro.
“O governo está tentando criar mecanismos para regular esse mercado que cria muita instabilidade e tem consequências para toda a economia real. Às vezes alguém está brincando de especular e tem consequências para o emprego (por exemplo), porque se você tira dólares de um país, ou se uma especulação mal feita causa impacto em uma empresa que tem investimentos produtivos, o prejuízo que ela teve no mercado de títulos vai afetar na outra ponta. Então o governo brasileiro está tentando, corretamente, regulamentar esse mercado”, explica Puty.
As maneiras de regulamentação previstas pela MP 539/2011 são duas: Obrigar o especulador a registrar as negociações para que o Banco Central tenha conhecimento das transações. A segunda medida é instituir o imposto regulatório (IOF), para que o governo seja capaz de manipular as variáveis econômicas através do acréscimo ou descréscimo do imposto, estimulando ou desestimulando a atividade especulatória.
(Portal do PT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário